
Socializar seu cachorro é de extrema importância para o desenvolvimento cognitivo e para torná-lo mais seguro e feliz. O processo de socialização começa desde filhote e se estende por toda a vida do animal.
A técnica consiste em pequenas ações que estimulam o pet a se habituar com o barulho, diferentes animais e pessoas. Para filhotes, tudo pode ser muito assustador, por isso os cuidados devem ser redobrados e a socialização deve ser feita o quanto antes. O pet pode começar a socializar assim que nasce, e nos primeiros 60 dias ele aprende muita coisa com a convivência entre a mãe e os irmãos, como se alimentar, se relacionar e brincar, e é nesse momento que a atenção deve ser maior e o cãozinho deve ser mais estimulado.
Um cão que não foi bem socializado pode desenvolver fobias, ter comportamentos compulsivos ou tornar-se agressivo com outros animais e pessoas. Isso porque novas situações, sons, objetos, pessoas e animais significam para ele algo desconhecido e que deve ser evitado. Portanto, se você pensa em comprar ou adotar um companheiro, fique atento ao processo de socialização para que ele seja um cãozinho mais feliz e seguro.